O poder da Comunicação se evidencia nas redes sociais, que causam um enorme frenesi nas pessoas. Nestas praças virtuais, as pessoas se sentem mais à vontade para se mostrarem doutores e especialistas em determinados assuntos, para exprimirem opiniões sobre tudo o que acontece, mostrar para que vieram, reafirmarem seu significado no mundo. A busca por aceitação e por admiração são realçadas pela felicidade que uma curtida, um compartilhamento ou um comentário positivo traz a quem publica. Estamos entregues ao meio, com um enorme sentimento de prazer quando vemos nossas opiniões sendo aceitas e uma enorme frustração e vergonha ao não receber curtidas ou comentários em uma determinada publicação.
O Orkut, uma das primeiras redes sociais que se consolidaram e que arremataram os jovens de várias idades, criou um universo próprio. Um universo que possibilitava a troca de depoimentos, o que faz com que de certa forma, na minha opinião, o Orkut tenha sido uma rede social menos impessoal e fria do que o Facebook.A tão famosa e engraçada forma de conversar era algo que não será enterrada com essa plataforma. "O QuEh FalAr deSsa MoXinhááH quE maL conHeÇo e já cOnSiDeRo pAkááSs?" ;D é um tipo de linguagem que se consolidou naquele local e momento. O fato de poder ser avaliado como sendo uma pessoa sensual, atraente e interessante também despertava interesse entre os usuários.
É a partir de lá que os aniversários deixam de ser lembrados pela nossa própria memória e passam a ser lembrados apenas quando essa poderosa ferramenta te sinaliza. Um exemplo para McLuhan, que mostra a tecnologia sendo uma prótese do ser humano, substituindo a memória. É um alívio para os mais esquecidos e um poupa-tempo para aqueles que não gostam de telefones e se contentam em deixar um simples "scrap". Não podemos nos esquecer também das famosas comunidades, onde era possível conhecer o perfil de determinada pessoa pelas comunidades que ela participava. "Achei que era sorvete mas era feijão, eu amo a minha mãe, homem que trai o pipiu cai" são célebres frases que jamais serão esquecidas.
Novamente McLuhan tinha razão ao afirmar que: "Toda tecnologia gradualmente cria um ambiente humano totalmente novo." O ambiente do Orkut e suas particularidades promoveram um ambiente próprio e inusitado.
As redes sociais aproximaram os que estão longe e afastaram os que estão perto. Triste dualismo.
Redes sociais vêm e vão com uma tendência cada vez maiores de durarem pouco. Um tipo de obsolência programada, também observada em outras tecnologias como smartphones, notebooks, tablets. Daqui a pouco tempo, morrerão algumas e nascerão outras, cada vez mais avançadas, interativas e modernas.
O orkut, apesar de ter definitivamente descansado em paz em 2014, foi entrando aos poucos na UTI a partir de 2010, quando o Facebook já tomava o seu lugar e já havia se transformado na nova sensação do momento.
R.I.P, Orkut. Vamos sentir saudades de você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário